Labels

domingo, agosto 28, 2011

O nosso futebol

Hoje deu-me uma enorme vontade de fazer uma critica ao nosso belo futebol nacional, mais até pela forma que tem sido gerido.

É com uma imensa pena, que vejo os nossos principais clubes  nacionais, Benfica, Porto e Sporting a deixarem de investir nos jovens de nacionalidade portuguesa. Antes tinhamos claramente um ponto de referencia nesse aspecto, que era o Sporting, mas as actuais direcções do mesmo agora deram para comprar os ditos estrangeiros, seguindo assim a onda do FC.Porto e do SL.Benfica, que a meu ver é lamentavel.

Perde-se assim enumeros jogadores que acabam em ligas estrangeiras e escalões inferiores (caso não tenham um bom empresário).

Eu teria um enorme prazer de pagar um bilhete para ir a um Estádio da Luz, um Estádio do Dragão ou até mesmo Estádio de Alvalade para ver uma equipa "portuguesa" jogar. Tal não acontece.

O Benfica e o Porto teimam em ir buscar jovens Sul Americanos, levando a crer que se outros grandes clubes se jogassem para o tal poço, ambas as nossas equipas nacionais iriam logo atrás.

O onze inicial habitual do Benfica se tiver um portugues é quase que milagre.
O onze inicial habitual do FC.Porto se tiver 2 portugueses é muito.

É aqui que realmente o Sporting a meu ver é a melhor equipa nacional. Nada menos com a media de 5 jogadores portugueses no onze inicial. Note-se que não sou adepto nem sócio do Sporting, portanto faço o elogio por imparcialidade .

Onde estão agora os jogadores da geração de coragem ?
No Benfica, na equipa de reservas, a serem emprestados ou até mesmo vendidos.
No Porto a serem emprestados
No Sporting a aparecerem por vezes na segunda parte, ou no onze inicial (atenção, que este ano com o treinador Domingos ainda não vi tal acontecer.)

Bem, ta visto que para ver hoje em dia uma equipa portuguesa a dar cartas é mentira.

Mas faço um reparo que muitos dirigentes dos clubes nacionais nao devem ter feito.

Com quantos jogadores nacionais e formados no clube ganhou o SL. Benfica a tal Liga dos Campeões na epoca 1960 e 1961?
Com quantos jogadores nacionais e formados no clube ganhou o FC.Porto a Liga dos Campeões na epoca 1986 e 2003?

Curioso não é?...
Ou então não.

Mas o facto é que somos mais fortes e sempre seremos se formos uma equipa com jogadores "nossos".
Espero que isto a curto prazo e a longo prazo mude.
Espero ver a incompetencia do Jorge Jesus mudar nesse aspecto e apostar em jogadores nacionais em vez de os vender ou nao lhes dar valor. A lembrar o Roderick, Mika, Nélson Oliveira e Luís Martins. Que ja mostraram a meu ver mais valor que um Jardel, que um Cardozo.

Mas isso deve ser os meus olhos e inteligencia a pregarem-me partidas.

2 comentários:

  1. é nesse ponto que o Sporting também me anda a desiludir esta época :X
    Comprou 15 jogadores, portugueses = O.

    Depois falam da arbitragem -.- , tudo bem que tem tido razão, mas que tal apostarem em jogadores que conheçam o nosso futebol e a equipa? Não seria mais fácil?

    Enfim... mais uma época para esquecer :X

    ResponderEliminar
  2. Pois é Mara... sendo tu Sportinguista deves estar um pouco a "arder" com o que por ali se passa. O facto é que o Sporting não tem lançado jovens, desde que o Paulo Bento dali saiu (a minha lembrança).

    Relativamente as queixas de arbitragem, até tem alguma razão. Mas a equipa do Sporting ta a jogar de uma forma ...que não tem explicação.

    Os juniores do Sporting, actualmente faziam melhor figura que a equipa sénior. (E não estou a brincar).

    ResponderEliminar

 

Sample Text